domingo, 2 de setembro de 2012

O Desvio do FUNDEF


Já sabíamos que o nosso adversário queria desistir por duas vezes, somente não o fez por causa de seus queridos aliados, que lhe deram um enorme apoio emocional. Enorme, diga-se de passagem, pois ainda vendo o apoio incondicional do povo ao 40 pensa ele que irá ganhar somente com o apoio de poucos, cuja maioria, aliás, têm empregos e vans, sendo que os que não os têm pensam em tê-los. Entretanto, com o "turbilhão do 40" (feliz frase de Rodrigo Lima no Facebook) ontem (01/09) em Tacaratu e no Sítio Altinho aquele candidato esmoreceu de vez, assim temos a certeza de que ele quererá desistir pela terceira vez. Será que pode? É um desânimo danado!

Um daqueles que prestam apoio aquele candidato é o ex-prefeito de Tacaratu, aquele que também mora em Petrolina, o mesmo que na festa do nosso município declarou publicamente que iria apoiar Gerson, o nosso candidato, nas eleições para prefeito, mas preferiu apoiar seu primo. Qual seria o motivo? Algum cargo de confiança? Realmente não sei. Mas sei que as declarações de Gerson acerca dos recursos desviados do FUNDEF têm fundamento. Olhem abaixo a notícia extraída do site do Ministério Público de Pernambuco.


FUNDEF: Promotor solicita cassação de direitos políticos e pagamento de multa


Cléber Carlos Costa de Araújo, prefeito de Tacaratu, no Sertão pernambucano, poderá ser punido com o pagamento de multa e suspensão dos direitos políticos se for julgada procedente a ação de improbidade administrativa impetrada pela Promotoria do município no dia 22 de novembro.
Ele é acusado de aplicação irregular de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (FUNDEF), não efetuando o pagamento de professores e desviando recursos do Fundo.
As irregularidades detectadas através de inquérito civil instaurado em 2000 dizem respeito à administração da verba no FUNDEF nos anos de 98 e 99. Os professores da rede pública foram pagos com apenas 55,75% da quantia repassada pelo Fundo no ano de 98, embora haja a exigência de que no mínimo de 60% do total do repasse sejam gastos com folha de pagamento.
Segundo o Promotor responsável pela ação, Ivo Pereira de Lima, o dinheiro do Fundo custeou, inclusive, despesas alheias à rede de ensino fundamental do município enquanto que diversos funcionários recebiam remuneração inferior ao salário mínimo vigente na época.
O prefeito deve responder ainda pelo desembolso indevido de recursos, através de saques na conta do Fundo para efetuar pagamentos que constavam como já liquidados, totalizando quase R$ 5 mil desviados.


O interessante é que muita gente considera o ex-prefeito como um verdadeiro líder político e carismático. Mas essa carisma toda caiu por água abaixo, uma vez que por onde passa nas ruas de Caraibeiras recebe ele vários nãos. Alguns chegam até a bater a porta em sua cara. Particularmente, acho que não é a atitude correta, mas fazer o quê? O povo faz o que sempre quis fazer, mas nunca teve a oportunidade, não a deixando passar quando a vê em sua frente.

Ah, para finalizar. Tem uma Ação Civil de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito. Quem quiser acompanhar o trâmite processual basta entrar no site do Tribunal de Justiça de Pernambuco - www.tjpe.jus.br, em Busca Processual clique em 1º Grau. Selecione "Busca por nome da parte e por nome da mãe ou do pai da parte". Em "Nome da parte ou do advogado" digite "cleber carlos costa araujo", sem acentos. Antes de clicar no botão pesquisar, digite as letras que constam na imagem. Clique no número do processo que fica ao lado do nome do ex-prefeito. Pronto. Se quiser ver as decisões clique em "Ver texto".

O ex-prefeito nesta ação arguiu ilegitimidade passiva, ou seja, queria tirar seu corpo fora, querendo deixar como responsável pelas irregularidades somente a outra ré, Margarida Costa Santos, ex-secretária de educação de seu governo. O problema é que o pedido dele foi rejeitado pelo juiz Ivanhoé Holanda Félix. O Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito de Tacaratu usou do seguinte argumento: "O fato da Sr. Margarida Costa Santos ser a ordenadora de despesas não exclui a responsabilidade do réu. O fato do réu ser ou não ordenador de despesas é irrelevante em face de sua responsabilidade, já que é o fiador da gestão financeira municipal. Neste aspecto, bem fundamentada foi a manifestação ministerial de folhas 10.862 a 10.864, que acolho e inclui nesta fundamentação. Assim, a preliminar de ilegitimidade passiva ad causam deve ser rejeitada." A decisão do juiz foi perfeita.

Observem que ele, o ex-prefeito, queria que somente a ex-secretária fosse condenada. Não, isso não pode acontecer, pois todos devem ser responsabilizados. É cada uma!

Lembro que o processo, que teve início em 2004, ainda está em fase de tramitação. Assim, a sentença ainda sairá, mas, com base na decisão do juiz, não será muito boa para o cidadão petrolinense, que também teve como secretário seu primo, o candidato adversário, que foi secretário de finanças.

Abram os olhos!

10 comentários:

Pinguelas de Miranda disse...

ATENÇÃO!

Os comentários que contêm xingamentos serão excluídos ou modificados, pois todos devem ser respeitados.

Os comentários serão excluídos quando somente houver xingamento. Serão modificados quando somente parte dele houver tal ofensa, caso em que colocarei "!@#$%" no lugar das palavras indevidas.

Anônimo disse...

Ahhhh por isso que ele não quis se candidatar! "!@#$%"!

Pinguelas de Miranda disse...

ATENÇÃO!

O link que leva ao site do Ministério Público não está em operação, uma vez que o site daquela instituição passou por problemas e a matéria foi excluída. Na verdade, essa matéria somente noticia que havia promotor no encalço do ex-prefeito. O inteiro ter dela está na postagem. Entretanto, o mais importante é poder visualizar o processo no site do Tribunal de Justiça.

Anônimo disse...

sera que isso é verdade?

Anônimo disse...

vc tá sendo pago por gerson pra fazer essas suas criticas cuidado viu eu te conheço

Anônimo disse...

Pinguelas eu sou seu fã!

Pinguelas de Miranda disse...

Eu não recebo nada de Gerson e, como já foi dito uma vez, talvez ele nem me conheça.

Meu compromisso é com a verdade, com a transparência.

As informações constantes desta postagem foram retiradas do site do Ministério Público e do site do Tribunal de Justiça de Pernambuco, por isso não se trata de meras acusações levianas, mas sim publicidade de atos de órgãos públicos, que é o caso do processo.

Essas informações que passo sempre estiveram ao alcance de todos, mas por falta de interesse, ou até mesmo de conhecimento, não foram vistas pela população, por isso passo a divulgá-las.

A verdade doi disse...

Na moral, em tacaratu 80% da população que vota, vota por dinheiro ou favores particulares, seja de um partido ou outro. Esse bla bla bla aqui não vale mais que 50 na mão. Se compromisso é com a verdade, organize um grupo pra fiscalizar compra e venda de voto, candidatos mandando os proprios veiculos para pegar os eleitores em casa. Verdadeiros votos de cabestro.

Anônimo disse...

Pinguelas eu sou seu fã!

Anônimo disse...

Engraçado nessa postagem não tem comentários das pessoas da situação? Será que querem tapar o sol com apeneira? Pinguelas e tem uma que eu acho que vc nem sabe: Nesses proximos dias quando o ex Prefeito Cléber veio a Caraibeiras fazer reuniões em quase todas as empresas de artesanato, teve uma delas que um trabalhador perguntou a ele do desvio, e sabe o que ele respondeu? Que desviou para a merenda escolar... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Eu não aguentei, é muita falta de carater mesmo! Sem contar na comparação do fusca com a ferrari, tem noção uma pessoa dessa? kkkkkk, o reinado ja tinha acabado e agora então não tem mais nem os cacos da coroa pra contar história!

Postar um comentário