terça-feira, 9 de outubro de 2012

E a hegemonia se foi...


Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa, hegemonia significa autoridade soberana; liderança, predominância ou superioridade. Superioridade... eis um termo que não se coaduna, que não combina, com os anseios do povo, muito pelo contrário, os comportamentos pautados na superioridade na verdade geram é repulsa. Assim, quem nunca ficou indignado com atitudes prepotentes de algumas autoridades, principalmente as policiais e as políticas? Acho que todos devem se lembrar de pelo menos um episódio. 

Lembro-me de um episódio fatídico em que um juiz de direito entrou com uma ação judicial para que forçasse seus vizinhos condôminos a chamarem-no de doutor, talvez usando como fundamento uma lei promulgada por Dom Pedro I em 1827, a qual criou dois cursos de ciência jurídicas e sociais e conferiu o título de doutor aos advogados. Lógico que o resultado não lhe foi favorável. Ora, o título de doutor é acadêmico, só o tem quem tem doutorado, não se tratando de pronome de tratamento. Por extensão de sentido é que algumas pessoas utilizam esse termo nesta última acepção, neste último significado, somente como forma de demonstrar respeito. Ademais, aquele fundamento não poderia dar suporte ao pedido do juiz porque aplica-se ele aos advogados, que, segundo tal lei imperial, são doutores por natureza. Particularmente, acho que isso é uma questão de somenos importância.

Pois bem, foi justamente a prepotência de algumas pessoas, aliada a outros fatores, que fez despertar na população o desejo de mudança. Afinal de contas, ninguém gosta de pessoas prepotentes, de pessoas que gostam de fazer comparações esnobes e, ao mesmo tempo, esdrúxulas, como, por exemplo, comparar o candidato Gerson a um fusca, e o outro a uma ferrari. Financeiramente falando, pode até ser, mas se levarmos em conta a simpatia e humildade, não. Aliás, a simpatia e a humildade são os ingredientes essenciais sem os quais nosso prefeito eleito não obteria êxito, pelo menos é o que acho.

Sabemos que a disputa eleitoral não foi fácil, entretanto, foi vitoriosa. Houve alguns pontos negativos, mas como sempre digo, devemos guardar conosco coisas positivas resultantes de coisas negativas. O que quero dizer com isso é que acabou-se de vez a hegemonia de um político petrolinense, acabou-se de vez sua autointitulação de ser supremo. Indo com ela também alguns efeitos maléficos outrora existentes. Nem é preciso falar quais...

Os tempos que estão por vir serão outros. Vejo com bons olhos a futura gestão de Gerson, que deve ser feita de forma a beneficiar a todos, principalmente os mais carentes.

Parabéns ao povo.

15 comentários:

Anônimo disse...

A vitória de GERSON e JEOVANE posso comparar a um balde de água gelada na impáfia que predominava no partido 22. Ela demonstrou que mundiça, ralé, povinho tem poder de decisão e a resposta veio nas urnas como uma votação expressiva, esmagadora. Mas com o orgulho ferido, não baixam a guarda, estão no facebook fazendo observasões ridículas que os espõem ainda mais. Acho que o SILÊNCIO seriam bem utilizado para apontar seus deslizes.

Anônimo disse...

parabens pinguelas de miranda valeu sou teu fã vc é muito inteligente não é umilhando ou intimidando que consegue os seus objetivos até porque o povo não é mais bôbo visitei várias casas e senti a revolta de muita gente então deram o troco bem direitinho principalmente no olho d'agua do bruno amei a resposta que deram os autoritarios do bruno tem pouco tempo de reinado.

Anônimo disse...

Estou muito feliz que a democracia, como seu significado diz: "poder do povo", se fez valer em nosso município. O povo provou que não é 'burro' e que não se vende, ao eleger Gerson e Geovane. A voz de muitos que estavam coagidos por uma certa burguesia hipócrita, soou como um verdadeiro canto de um verdadeiro Cabeça Vermelha quando foi oficialmente revelada a vitória do nosso futuro prefeito. A nossa vitória, ou seja, a vitória do povo, transformou a onda que era azul em amarela, metaforicamente falando. O sorriso amarelo que em outras situações é de tristeza, no domingo estava amarelado de tanta felicidade por parte do povo humilde a qual acompanhou por livre e espontânea vontade nossos queridos candidatos. Aqueles que por algum motivo não podiam gritar em voz alta que era 40, que era Gerson, ficaram com sua "alma lavada", por saber que a partir de Janeiro de 2013, Tacaratu estará bem encaminhada nas mãos e Gerson e sua equipe. Quero dar os parabéns a Gerson e lhe fazer uma proposta: Acabar com os funcionários fantasmas e botar o povo, principalmente os que lhe elegeram, para trabalhar. Mas trabalhar com honra, com digniade, com vontade e principalmente com humildade, pois estamos cansados em ver nossa Tacaratu cheia de hipócritas que não tinham nada e agora querendo ser o que não são.
Parabéns Gerson!!
Parabéns ao povo!

Tânia Araujo disse...

pinguelas...Esse blog, não aceita mensagens identificadas? Pois, já postei 2 mens.que não foram pulicadas.Tem, algum motivo relevante para não passar pelo filtro?

Pinguelas de Miranda disse...

Sim, o blog aceita mensagens identificadas.

Acho que deve ter dado algum problema, pois não vi as mensagens enviadas por você.

Eu só não publico comentários que contêm ofensas.

Anônimo disse...

gerson é um vitorioso e acreditem vai ser o melhor prefeito da história de tacaratu.sou fã de lula e sou fã de gerson,pois ambos foram eleitos pelo povão que viviam oprimidos.chega de opessão agora é a vez do povo. todos sommos iguais e merecemos respeito.parabéns pinguelas, parabéns gerson obrigado jesus.

Anônimo disse...

gerson é um vitorioso e acreditem vai ser o melhor prefeito da história de tacaratu.sou fã de lula e sou fã de gerson,pois ambos foram eleitos pelo povão que viviam oprimidos.chega de opessão agora é a vez do povo. todos sommos iguais e merecemos respeito.parabéns pinguelas, parabéns gerson obrigado jesus.

Anônimo disse...

gerson é um vitorioso e acreditem vai ser o melhor prefeito da história de tacaratu.sou fã de lula e sou fã de gerson,pois ambos foram eleitos pelo povão que viviam oprimidos.chega de opressão agora é a vez do povo. todos sommos iguais e merecemos respeito.parabéns pinguelas, parabéns gerson obrigado jesus.

Anônimo disse...

Santa ignorância, meus Deus!!!

Anônimo disse...

ignorancia é que hoje chegou um eleitor do 40 no hospital de tacaratu e que os exames estavam marcados e como era do 40 nao foi atendido encontrei com este senhor pedi que fosse ate o promotor mas ele me respondeu nao minha filha vou entregar a deus me doeu na alma entao levei ate a casa de gerson e foi resolvido o problema isso e que e ignorancia e falta de amor ao proximo

Anônimo disse...

Parabéns ao povo de Tacaratu por tal decisão. Parabéns a Gerson e a Jeovane pelo empenho durante essa caminhada eleitoral, e ao fim VITORIOSA!!!

É bem sabido que nossa população atualmente não se prende mais ao dinheiro. Infelizmente tantos tiveram que calar-se para evitar perseguissões politicas neste tempo, mas ao final todos sabem que o voto é secreto e por mais que nos intimidem xerocando o título de eleitor, jamais poderão saber em quem nós votamos.

Agora é fim de uma etapa eleitoral e inicio da caminhada mais árdua. Em janeiro de 2013 vocês assumirão seus cargos, e que horem cada voto.

É necessário silenciar a boca de muitos que por ai andam dizendo que a cidade será um caos. Silenciar quem anda dizendo que fizemos de Tacaratu um circo. Silenciar quem tanto quis continuar mas não permaneceu. É necessário investimento por um Tacaratu desenvolvido. É preciso mudar, é preciso fazer diferente, é preciso trabalhar. Nossa população já se mostrou consciente que se não fizermos o melhor governo, vão nas próximas eleições votar contra. E nós não queremos ser governo de um mandato só.

Boa sorte Gerson e Jeovane. Boa sorte a cada secretariado. Força, fé, esperança, discernimento e trabalho!!!

Anônimo disse...

É preciso mudar muitas coisas. Principalmente, secretários que utilizam o bem público, como um bem particular. Utilizam carros da prefeitura, para fazer feiras, fazer compras nas cidades visinhas, comprar máquina de lavar roupa, tomar cachaça, etc.
É preciso pedir muita sorte para este prefeito, torcer para que realmente ele possa fazer um bom governo, ter cuidado com os parasitas de Tacaratu, que estão do seu lado, para que a história não volte a se repetir.
Felicidades aos novos governantes!!

Anônimo disse...

agora que gerson ganhou a eleição ta na hora de você se revelar
já que você prometeu em seu blog, que sso faria.
num é mesmo?
estamos esperando que você cumpra sua promessa.

Anônimo disse...

O SUS É PARA TODOS!!

Durante todo o período eleitoral sempre acompnhei este blog, e sempre admirei pela coerencia nas palavras. Por aqui continuo a pasar...

Hoje chamou minha atenção um comentário, onde quero aqui deixar algumas palavras de resposta.

Não sou cidadã tacaratuense, mas sou profissional da saúde, preocupada e atenciosa aos desejos do povo e obrigações dos governantes.

ESTÁ AQUI O COMENTÁRIO AO QUAL SEGUE ABAIXO MINHA REPOSTA, OU MELHOR, MINHA VISÃO DIANTE DO FATO: "ignorancia é que hoje chegou um eleitor do 40 no hospital de tacaratu e que os exames estavam marcados e como era do 40 nao foi atendido encontrei com este senhor pedi que fosse ate o promotor mas ele me respondeu nao minha filha vou entregar a deus me doeu na alma entao levei ate a casa de gerson e foi resolvido o problema isso e que e ignorancia e falta de amor ao proximo"

É importante saber qual o tipo de exame este paciente iria realizar. Pois na área da Saúde e de acosto com a legislação do SUS, temos que atender a todos, sem distinção.

Exames pode ser: ultrasom, Raio X, exames de sangue dentre outros, cada um segue um protocolo para ser realizado. Muitas vezes jejum com tempo e hora determinados.

Muitas vezes o exame está marcado para as 7hs, porém o paciente comparece as 10hs, NÃO sendo possível a realização do mesmo, onde um tempo prolongado de jejum alteraria o exame dando um falso diagnóstico para o médico que irá avaliar.

Por tanto, faz-se necessario sondar do paciente saber qual o exame que o mesmo iria realizar, se o mesmo chegou no horário certo, ou se fez o tempo de jum obrigatório para sua realização.

Antes de julgamentos, é muito importante ter conhecimento, para não criar atrito entre pessoas e provocar maior discussão. Até porque agora, Gerson será prefeito de quem votou no 40 e de quem votou no 22. Será assim como o SUS, um prefeito de todos!!!

Anônimo disse...

Todos estamos de olho, espero q vc mantenha o blog funcionando durante o mandato de Gerson para que possamos avaliar o que mudou em nosso municipio.

Postar um comentário