.

.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Miquarenta, um Sucesso!



Ontem (29/08) no Sítio Olho d´Água houve um "pequeno" encontro da nação 40. Não tivemos propriamente um bate-papo, mas apenas uma pequena explanação sobre a perseguição política sobre o candidato a vereador Gilson. Afirmou ele que algumas pessoas disseram-lhe que não tem condições de se eleger, que não tem capacidade, tentando intimidá-lo. Digo uma coisa, essas pessoas que foram lá intimidá-lo estão é com medo de ver seu candidato, aquele que "cumprimenta" a todos, perder. Estão com medo de ver Gilson ocupar a vaga daquele. O que será fato. É uma questão de tempo. 

Pelo que vejo, Gilson é uma pessoa verdadeira, que não tem medo de dizer a verdade, sinceridade em pessoa. Continuando assim, será o representante daquele povo na Câmara de Vereadores, com certeza. Aliás, nunca conversei com ele.

Após a pequena explanação, teve uma carreata naquele sítio com destino a Caraibeiras, onde haveria a miquarenta. Centenas de carros lotados de pessoas, ao chegarem ao destino, foram recebidos com adoração pela população. Uma verdadeira festa.

A miquarenta, que reuniu inúmeras pessoas, começou na Ruinha, passando pela rua da igrejinha, pela Av. José Estevam, enfim, por várias ruas. Tudo com muita animação, mas causando espanto nos simpatizantes do outro partido, alguns reunidos em frente a casa do candidato deles. Imagine a cara de alguns... É como a propaganda da Visa: "Não tem preço".

Hoje a miquarenta será realizada aqui em Tacaratu. Vamos fazer dela um sucesso.

Ah, quase esqueço. Ouve-se por aí que, em uma reunião, houve quem quisesse desistir da campanha eleitoral. Imagina quem... Somente não se consumou a desistência por causa dos aliados que deram um apoio emocional. Mas digo uma coisa, esse desânimo tem fundamento, pois o 40 cada vez mais cresce, sem carros alugados, sem ofícios dirigidos às pessoas que possuem carros de transporte para comparecerem a atos, sem doação de combustível, sem listas com nomes de funcionários que receberão forçadamente bandeiras em suas casas, sem pressão, sem perseguição... Tudo com espontaneidade. Parabéns a Gerson e Jeovani.

Um abraço aos que fazem parte do comitê do 40 em São Paulo. Houve até carreata lá. Não tem pra ninguém...

Até mais.
[ ... ]

sábado, 25 de agosto de 2012

Efeito Colateral das Carreatas Alheias


Todos já ouvimos dos que pertencem ao outro partido frases de autovangloriação sobre suas carreatas, mais precisamente sobre a quantidade de veículos. Isso não passa de mera ilusão, pois todos sabem que havia muitos e muitos veículos de fora do nosso município, sem falar dos próprios condutores, que também, não são daqui. A bem da verdade, o que queriam era provocar um efeito intimidatório sobre seu adversário, entretanto, o que ocorreu foi justamente o inverso, ou seja , um efeito colateral, uma vez que tanta gente e carros de fora somente revelaram o quanto eles estão preocupados com a impressão. Mera impressão, não se iluda. Atitude de desespero? Realmente, não sei!

Impressionados estão eles ao verem a nossa manifestação popular, que, diga-se de passagem, é totalmente espontânea, sem doação de combustível, nem contratação de carros, basta um ligar o som de seu carro com as músicas do 40 e sair passeando pelas ruas que logo forma-se uma fila enorme de pessoas seguindo com seus carros, isso sem a presença de qualquer candidato. Ah, para quem não sabe, houve até um vereador, na última reunião com o juiz eleitoral, que pediu para que este proibisse essas carreatas populares. O juiz, por sua vez, afirmou que nada poderia fazer, já que se tratava de manifestação popular lícita, dentro dos parâmetros legais. Pode isso?

Mas cá entre nós, não tem preço que pague olhar a cara de alguns bajuladores durante as nossas carreatas... Uns até tiram fotos. O motivo? Sinceramente, não sei porque tiram fotos! Mas que tirem. Como se diz aqui, "arrochem o nó".
[ ... ]

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Mas Que Cara de Pau...



Infelizmente vemos muitas coisas erradas acontecendo em nosso Município. Uma das quais podemos citar diz respeito a um acontecimento ocorrido no último domingo (19/08), durante uma carreata do 40 em Tacaratu que partiu do Sítio Tacaicó, um político municipal, que todos já sabem de quem se trata, jogou contra a população um copo com bebida e gelo. É isso mesmo, jogou um copo com bebida e gelo. Veja o respeito que ele tem para com os munícipes. Qual seria a razão de ele ter jogado aquele objeto contra os populares? Nem sei...

Mas uma coisa nos chamou a atenção. Foi o fato de aquele mesmo político ter afirmado em um comício, ocorrido no dia da inauguração do comitê do 22 em Caraibeiras, que em nosso Município há 21 (vinte e um) médicos à disposição da população. Essa afirmação causou espanto até mesmo para os que o seguem, pois sabem que não tem cabimento. Uns até disseram: "Agora ele pegou pesado...". Mas como ainda temos pessoas sinceras, foi ele desmentido por uma candidata a vereadora no mesmo instante. Ela, que pertence àquele partido e é da área da saúde, conhecedora das carências, afirmou que nem médico plantonista temos, o que é uma verdade. Ela pode até ter levado uma bronca por parte dele e de outros, mas todos que realmente querem o bem do Município aplaudem a felicíssima afirmação feita por ela. Aonde será que ele enfiou a cara?

Peroba neles...

[ ... ]

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Carreata é a do 40!!!



Pessoal, ontem houve duas carreatas em Caraibeiras, uma do 40 e outra do 22. Este último programou a sua durante toda a semana e reuniu um tanto de carros e motos, entretanto, a carreata do 40, que foi improvisada de última hora, frise-se, reuniu muito mais carros e motos. Já ouvimos até aliados do 22 comentando isso.

Realmente, quando o povo quer não tem jeito que dê jeito. É 40 e pronto. Ah, aliás, quase todo dia tem carreata do 40, sempre de forma espontânea. É o povo mesmo que quer. Basta um abrir o porta-malas de seu carro e reproduzir as músicas de Gerson que o pessoal vai seguindo-o como se fosse um cardume de peixe, ficando aquele rastro de carros e de alegria. Imagine a emoção desse candidato ao ver tanta gente o seguindo. Nem se fale do pessoal que sai de suas casas e fica em frente a elas esperando com bandeiras agitadas os seguidores passarem. É a vontade do povo...

Ah, não sei por que copiaram a música do "... acabou, acabou ...". Na versão deles ainda falam assim: "... a original é essa viu...". O interessante é que a nossa versão, que é a originalíssima, fala o seguinte: "Vocês não gostam de copiar, então copiem a lapada que vão levar". Mas deixo claro que não ouvi se eles copiaram isso também... kkk...

Dale Gerson. Dale 40.

Ah, quase esqueci, não sei por que a imagem abaixo me lembra alguma coisa... Acho que ilustra a situação mamária de nosso Município... Mas é somente uma sugestão... "Isso non ecsisti"



[ ... ]

Os Funcionários Fantasmas


Quem nunca ouviu falar em funcionários fantasmas? 

Para quem não sabe, funcionários fantasmas são aquelas pessoas que oficialmente são funcionários, que marcam sua presença no livro de pontos; que cumprem seu horário com afinco; que desempenham seu papel com presteza; que agem com moralidade etc., tudo em respeito ao desenvolvimento do Município. Que belo né? Não, de belo não tem nada. Está tudo errado. Na verdade, o funcionário fantasma somente é funcionário oficialmente, que marca sua presença no livro de pontos, mas que não cumpre horário, nem sequer no local oficial de trabalho comparece. É aquele que somente recebe, como se fosse uma pensão, pensão por ter um padrinho. Os padrinhos eu chamo de vírus, ao passo que aqueles funcionários chamo de parasitas.

Mentiroso é aquele que diz não saber existir tais funcionários. Mera falácia. Todos sabemos da existência desses parasitas. Quem não conhece pelo menos um parasita? Mas cá entre nós, o maior fato gerador de tudo isso são aqueles vírus que lá se instalam, que permitem que tais parasitas lá se alojem.

A solução para extirpar esses vírus e, por sua vez, os parasitas que nos assolam todos já sabemos, qual seja, dizer não ao continuísmo. É simples, não? A menos que o leitor seja um parasita, ou quiçá um vírus, também.

O parasitismo está tão acentuado que há até os laranjas dos parasitas. Mas não vou entrar em mais detalhes. Tirem suas próprias conclusões.

Diga não ao continuísmo!
[ ... ]

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Os Traídos e as Meretrizes



Primeiramente, peço desculpas aos leitores por não ter publicado há uns dias, é que tive de viajar e onde eu estava não tinha acesso à internet. Mas vamos lá...

É sabido que os membros do poder legislativo são os representantes do povo, que por meio de um mandato outorgado pelo povo têm o poder de legislar, traçando diretrizes governamentais para o Município, tudo com muito respeito, ou pelo menos deveria ser assim. Mas o que chama muito a atenção é justamente o contrário, a prepotência e o desrespeito de alguns candidatos. Digo isso porque um candidato, considerando-se reeleito, teve a ousadia de afirmar com toda convicção, veja bem, que ganharia a eleição somente com os votos das "meretrizes" e dos "traídos" (coloco as palavras em aspas para suavizar a  linguagem do nosso candidato a vereador). Mas que prepotência é essa?

Achamos que tal representante popular deve ter se arrependido por ter proferido sua infeliz frase, caso a prepotência tenha se esvaído, o que é muito difícil. Mas uma coisa é certa, a frase foi lançada e a repercussão está configurada. Tirem suas próprias conclusões...

Só falta agora os traídos e as meretrizes promoverem uma passeata em prol do seu querido representante, pelo menos dessa classe de eleitores. Mas respeitemos, uma vez que todos devem ter representantes.

É cada uma...
[ ... ]

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Cadê o Respeito aos Bons Costumes?



Sabemos que em tempo de campanha eleitoral deve haver um pouco de tolerância a mais, isso é normal. É tanto que a própria Constituição Federal, a nossa Lex Mater, assegura aos candidatos certas imunidades, sendo a principal a imunidade ou inviolabilidade material, pela qual políticos podem falar de seus adversários com tenacidade, mas dentro de limites aceitáveis, é claro, sem que se configure crime contra a honra. Isso faz parte do jogo eleitoral. A sociedade tolera. Mas o intolerável, que atenta contra os bons costumes, contra a moral, é a reprodução de uma música que fala sobre mamar em um jegue... quer mamar? abaixa aí no jegue... É mais ou menos isso.

Não, isso a sociedade não tolera. Tanto que já ouvi muitas pessoas comentando a falta de decoro por parte de quem gravou a música. Isso é um ato de improbidade, pois, mesmo nesses períodos, deve haver um mínimo de respeito para com os grupos. Já ouvi até pessoas daquele partido falarem que pegaram pesado. E pegaram mesmo!

Ainda que pertencesse ao partido adversário, jamais reproduziria essa dita música. Teria vergonha. Respeitem os bons costumes. Vejam que esse tipo de coisa influencia crianças, uma vez que para elas se torna algo normal adultos proferirem frases vulgares, em vez de sentirem repulsa.

Atitude condenável...
[ ... ]

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Imparcialidade? "Isso non ecsisti"!!!



Muitos comentam acerca da falta de minha imparcialidade, principalmente os que simpatizam com a administração presente. Vou dizer uma coisa, realmente a imparcialidade seria uma característica que eu queria adotar neste blog, entretanto, diante de várias coisas esdrúxulas que ocorrem em nosso Município, vou ser parcial mesmo. Não vou comungar do mesmo pensamento daqueles que ficam inertes, que calam a verdade. Não vou!

Nunca conversei com o candidato a prefeito Gerson, talvez ele nem me conheça, mas tenho certeza de uma coisa, ele, para mim, é o melhor candidato a prefeito. Vejamos a história dele, verdadeiro paradigma, hombridade em pessoa. Convive com nosso povo. Sabe das carências que há. E o seu vice, Dr. Jeovani,  verdadeiro prestador de serviço público, demitido pelo atual gestor municipal somente porque aquele  pertence ao partido adversário, prejudicando aos necessitados do sistema público municipal de saúde. Caros leitores, isso é mentira? Não, não é mentira, é fato. Pergunto, houve algum processo administrativo disciplinar que apurou alguma falta grave do Dr. Jeovani que culminasse com sua dispensa? Desconheço! O prejudicado? É você, administrado!

O que vemos por aí é muita injustiça, uma vez que há perseguição política em desfavor de alguns funcionários, ataques baixos aos candidatos do 40, muitas falácias que recaem sobre o candidato a prefeito Gerson etc. Muita injustiça! 

Quanto aos funcionários, conheço uma pessoa que possui emprego público municipal, trabalha em uma creche. Essa semana passaram duas pessoas em sua casa, uma daí de Caraibeiras e outra daqui de Tacaratu, com uma lista com nomes, provavelmente do pessoal que lá trabalha e que deveria ter em suas casas bandeiras instaladas. Instalaram a dita bandeira. Até então, tudo certo, é o que acontece. O problema é que ela e sua família, que não é pequena, votam em Gerson. Vejam bem, leitores, votam em Gerson. Trata-se de mais um caso clássico dos já comentados, ou seja, o que vale é o voto, que é secreto, diga-se de passagem. Bandeiras, faixas, cartazes, adesivos, carros de fora etc. não valem nada!!!

Aí, tem gente que diz como Inri Cristi, "isso non ecsisti", querendo afirmar que há liberdade... Só se for no nariz delas...

Sou 40 mesmo!!! E falo porque vivemos em uma democracia, onde o governo é do povo, pelo povo e para o povo. Guardem isto.

Até mais.
[ ... ]

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

E Os Acessos Estão Subindo!!!



Antes de ontem, dia 06, tivemos somente 44 acessos; ontem tivemos 847 acessos; hoje tivemos 1.267 acessos diários, ou seja, sem levar em consideração os acessos do dia anterior.

O número de leitores está subindo desenfreadamente.

Obrigado!
[ ... ]

Diga Não à Perseguição



Ouve-se por aí que algumas pessoas (não citemos nomes, mas todos sabem quem são) que obrigam o administrado que tem algum vínculo com o Município, como um emprego, a hastear bandeiras, colar adesivos, fixar cartazes e, até mesmo, a votar em Fulano de Tal, sob pena de perseguição. A guisa de exemplo, um fato desse ocorreu no sítio Olho D´agua nesta semana.

Veja o que diz o Código Eleitoral (Lei nº 9.504/97) em seu art. 73:


Art. 73 - São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
I - ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, ressalvada a realização de convenção partidária;
II - usar materiais ou serviços, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos órgãos que integram;
III - ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado;
IV - fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo Poder Público;
V - nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados:
a) a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança;
b) a nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos órgãos da Presidência da República;
c) a nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até o início daquele prazo;
d) a nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do Chefe do Poder Executivo;
e) a transferência ou remoção ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitenciários;
Assim, se você sofre perseguição, procure o Ministério Público, fale com o promotor de justiça. Veja que você tem direito a ficar no cargo até a posse dos eleitos (veja as exceções acima). Não caia na conversa dos perseguidores.

Podem até colocar faixas, adesivos etc. do partido, mas votem com consciência, votem no partido do povo, não votem em burguês. Não tenham medo.

O VOTO É SECRETO! 
[ ... ]

Querem me calar!!!



Algumas pessoas estão incomodadas comigo, pois querem me calar...

A própria Constituição Federal, a nossa lei magna, me assegura tal direito.

Eu não me calo!!!
[ ... ]

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Obrigado Pela Recepção


Ontem tivemos somente 44 acessos, durante todo o dia, entretanto, somente hoje tivemos 847 acessos até este momento.

Obrigado...
[ ... ]

Dando o Dedo?



Comenta-se por aí que um integrante da Administração, no dia de uma carreata, ao passar por populares em Caraibeiras acenou para eles, que, por sua vez, fizeram o sinal do partido adversário. Tal integrante do governo municipal, não gostando da rejeição, "deu-lhes o dedo". Como diria Boris Casoy, isso é uma vergonha.

Será que ele faria isso até com Lula?


[ ... ]

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Atentado Contra a Liberdade de Expressão



Em conversa há pouco com um colega do Facebook, que não quer se identificar por motivos pessoais, tive, infelizmente, conhecimento que sua vizinha, que possui cargo na prefeitura, passou a proferir palavras chulas contra ele, somente porque ele fixou um adesivo do 40 em seu carro. Que vergonha... Aonde está a liberdade de expressão assegurada pela nossa Constituição Federal? Nem se fale que ela, em tese, comete crime contra a honra... Cuidado com o que falam!

Vejam as palavras dele: "Estou sendo perseguido por pessoas do partido oposto Por me declarar colocando um adesivo no meu carro ela afirma que todos que votam no candidato Gerson 40 são mundiça gentinha sem falar nas palavras chulas que ela usa se referindo ao candidato Que nunca fez mal algum para esta pessoa".

Não importa de qual lado estejam, sempre deve haver respeito.

Se também quiser deixar sua reclamação basta postar nos comentários.
[ ... ]

Enquete Eleitoral



Boa tarde aos nossos leitores.

Acabamos de lançar em nosso blog uma enquete eleitoral com vistas a saber quem, na sua opinião, lidera a eleição municipal para prefeito, Gerson ou Eydinho?

Esta enquete não configura pesquisa eleitoral, prevista no art. 33 da Lei nº 9.504/97, mas sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado. (Em respeito ao art. 2º da Resolução nº 23.364/2012 do Tribunal Superior Eleitoral).

A enquete fica ao lado direito e abaixo da minha descrição.

Participe.
[ ... ]

Inauguração do Comitê do 40 em Caraibeiras

Ontem foi realizada a inauguração do comitê político do partido 40 em Caraibeiras, marcando presença inúmeras pessoas fiéis ao partido. Parabéns aos candidatos e às pessoas que lá estiveram.

Uma imagem vale mais que mil palavras...




[ ... ]

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sistemas Eleitorais




Como informado na postagem de inauguração, uma de nossas metas é informar aos leitores. Por isso hoje falaremos sobre os sistemas eleitorais, ainda desconhecido por muitos eleitores e, também, por alguns candidatos.

Ouvimos falar por aí que o candidato a vereador fulano de tal do nosso município foi eleito porque foi “puxado” pelo partido. Isso acontece em razão do sistema eleitoral que adotamos para as eleições. Basicamente dois são os sistemas eleitorais:

  • Sistema majoritário: privilegia-se o que obtiver o maior número de votos. O sistema majoritário subdivide-se em:

    • Majoritário absoluto ou de dois turnos: empregado nas eleições para prefeito em municípios com mais de 200.000 eleitores, governadores e presidente, pelo qual será eleito o candidato que obtiver 50% dos votos mais um, não havendo segundo turno, caso contrário, ou seja, se ninguém obtiver a maioria absoluta dos votos (50% mais um) haverá segundo turno e disputará a vaga os dois mais bem votados. Por isso o adjetivo absoluto, que reflete a maioria absoluta;

    • Majoritário relativo ou de turno único: essa subdivisão do sistema eleitoral majoritário é utilizada nas eleições para senadores e prefeitos em municípios que tenham menos de 200.000 eleitores. Por meio dela será eleito o candidato que tiver a maior votação entre seus concorrentes, não importando se obteve 50% mais um do total de votos, assim, não haverá segundo turno. Leva-se em conta a maioria relativa, ou seja, a maioria dos votos válidos (sendo excluídos os votos em branco e os nulos).
  • Sistema proporcional: privilegia-se a participação dos partidos políticos menores nas câmaras e assembleias. Este sistema é utilizado nas eleições para deputados e vereadores. O voto no sistema proporcional possui caráter duplo ou binário, ou seja, de modo que votar no candidato significa votar também no partido (voto de legenda). 

Para que possamos entender bem as regras do sistema proporcional precisamos de antemão entender alguns conceitos jurídico-eleitorais:

  • Conceito de votos válidos: é o total de votos, excluídos os em branco e os nulos;
  • Conceito de quociente eleitoral: é o resultado da divisão dos votos válidos pela quantidade de cadeiras a serem ocupadas na assembleia ou câmara. Por meio do quociente eleitoral sabemos a quantidade mínima de votos que os partidos devem obter para que assumam vagas nas assembleias e câmaras;
  • Conceito de quociente partidário: é o resultado da divisão dos votos obtidos pelo partido ou coligação pelo quociente eleitoral. Por meio do quociente partidário sabe-se a quantidade de cadeiras que serão ocupadas por determinado partido.

Agora vamos entender como funciona a distribuição das vagas a serem ocupadas. Primeiramente, devemos saber a quantidade de votos válidos, depois dividi-la pela quantidade de cadeiras a serem ocupadas pelos vereadores ou deputados, o resultado obtido é chamado de quociente eleitoral, preste atenção, é o quociente eleitoral, e não o quociente partidário, que será visto posteriormente. Como já foi dito, o quociente eleitoral serve para saber o número mínimo de votos a serem conquistados pelos partidos para que possam titularizar vagas nas casas legislativas, assim, levando em consideração as eleições de 2008 em Tacaratu (fonte Tribunal Regional Eleitoral), o total de votos válidos foi de 9.220, e sabendo que na Câmara Municipal eram 9 vagas disponíveis para vereador, devemos dividir os 9.220 por 9, que dará o quociente eleitoral de 1.024. Pronto, essa foi a quantidade mínima de votos que os partidos deveriam obter para que pudessem conquistar uma vaga na Câmara Municipal. 

O partido que não obteve o quociente eleitoral não terá direito a assumir cadeiras na casa legislativa, entretanto, se nenhum partido obteve tal quociente, deixa-se de lado o sistema eleitoral proporcional, que é a regra, e adota-se o sistema eleitoral majoritário, caso contrário, nenhum vereador seria eleito. Assim, levar-se-á em consideração os mais bem votados.

Pronto, já falamos sobre o quociente eleitoral. Mas ainda falta falar sobre o quociente partidário, responsável por fazer entrar na casa legislativa pessoas menos votadas que outras,  o que abordaremos na próxima postagem.

Até mais.
[ ... ]